sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Training sessions - Formação

Porque, apesar de tudo...
...há coisas que valem a pena
Assim como também há...
momentos...

mais complicados...mas muito engraçados! :)

Broas de Avintes

Abaixo de mim O deserto do Sahara! Onde estou o deserto de ideias!
Vantagens, aqui não se bebe de copos com detergente, porque não o usam mesmo!

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Constantine

Constantine é neste momento a 3ª cidade da Argélia. Com cerca de 750.000 habitantes, é a cidade mais civilizada da região onde me encontro. Acabando por ser uma agradável surpresa no fim desta minha 1ª jornada de três meses. Pela limpeza das suas ruas, pela arquitectura, pela beleza de alguns dos seus monumentos, pelo leve aroma a progresso e liberdade.

O grande medo é a má língua, o que os outros podem dizer de ti ou da tua mulher. O que os pais podem vir a saber, mesmo que falso, ou meras impressões de quem está na rua sem nada para fazer. Uma espiral montada por centenas de anos em que o medo do olho público, do vizinho, amigo ou comerciante, está acima de tudo. Uma sociedade montada num esquema de auto-vigilância, onde o espaço para a liberdade, livre arbítrio ou comum socialização está banida para as mulheres!
Ontem vi na televisão, infelizmente só a parte final, de um excelente documentário sobre uma mulher argelina que emigrou para França e emancipou-se. Nesse mesmo documentário, relatos de mulheres da sua geração e também de gerações mais novas, com novas ideias. Mulheres que vivem presas dentro das suas próprias casas e debaixo das suas cruéis vestimentas.
O aroma do progresso é de facto leve, mas real! Este post é para essas mulheres, para as que não se liberaram e não viveram os seus sonhos, para as que devagarinho vão fazendo força para esse sonho ganhar asas e para as que, espero um dia, o poderão viver e concretizar!
Inshala!



Vídeo: jakk@hiddencamera
Music by: Chilled C'Quence - Growing seed

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

A visita do Ministro

O ministro veio fazer uma visitinha ao "Chantier".Imaginem 200 km de bandeiras argelinas espalhadas por todo a obra. Um aparato policial, de agentes da secreta, de carros, de assessores, tradutores e ainda japoneses, indonésios e filipinos para dar as boas vindas. Chegam de repente, numa nuvem de pó! Saem dos carros todos apressados. Os militares quando olho em redor, estrategicamente distribuídos com as suas "uzis", todos a falar ao telemóvel e eu sem a minha máquina. O ministro chega perseguído por uma só estação de televisão, claro, a estatal!
Resumo, porque um acontecimento destes só resumido, se ficou 2 minutos a apreciar a ponte recentemente erguida e a plataforma de auto-estrada já construída foi muito. Entram todos no carro, que se faz tarde, e arrancam em grande velocidade.
Foi assim a visita do ministro, rápida... Mas que haviam 500 bandeiras para ele ver pelo caminho haviam...
A caravana passa, mas os cães continuam a ladrar!
Neste caso a uivar, de fome, de falta de emprego, de condições de vida, de saneamento básico. Que os milhões para a meia dúzia de projectos megalómanos de auto-estrada ( eu estou inserido num projecto que são 1100 km ), esses sim...vão ser gastos com certeza.

Viva o sr. ministro! Inshala tudo melhore! Que o senhor olha por nós!