sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Atestado de residência provisório

Faz duas semanas, desloquei-me à esquadra da Polícia de Tadjenanet, para tratar do meu atestado de residência provisório. Fui com uma funcionária argelina da administração (mulher mais linda, mistura de árabe com África negra) , um japonês e um filipino.
Entrámos na esquadra, indicaram-nos o caminho para o 2º andar, para uma sala onde estavam dois agentes para nos receber. Um a um foi-nos perguntado as informações contidas no passaporte. Depois assinei 5 papeis em Árabe e depositei a minha impressão digital noutros 5. Não sei o que assinei, nem perguntei, o meu visto estava caducado fazia 4 dias e precisava daquele pedacito de papel para sair daqui! Quando pedi um papel para limpar a tinta das mãos olharam para mim incrédulos! Pedi então para ir à casa de banho, mas aquela a qual podia ir estava ocupada. No entanto o ser Português aqui é uma clara vantagem sobre os asiáticos! O falar francês também!
Fui bem tratado, mas não sei o que assinei! Já não me preocupo com essas coisas! Afinal o mais importante é mesmo ter o papelinho que me permita sair daqui quando quiser! Embora recentemente tenha descoberto um outro imprevisto que me pode dificultar uma escapada de emergência. Não consigo levantar dinheiro com o Mastercard no Banco Nacional da Argélia! O único existente! Só nos grandes hoteis ou nas caixas Multibanco, que são praticamente inexistentes e que quando se encontram estão fora de serviço! Bem haja o telemóvel, pelo qual posso marcar um vôo e sair daqui em caso de emergência!

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Banco Nacional da Argélia

Ontem tive que me deslocar ao banco!
Muito interessante, assina-se o documento da transacção pretendida, avançam com a caixinha de tinta de carimbo e bota lá a impressão digital!!!